Arquivo da categoria: Diversos

Grillwetter? Grillparty!

Padrão

Quando o verão racha o coco dos alemães, é tempo de Grillparty. Ontem conversando com minha querida Toddy Tainá, estávamos fazendo um mini-review das últimas semanas e constatei que nos últimos 2 meses, estive em pelo menos UM churrasco por fim de semana. Aniversário, visita, simplesmente Spaß an der Freude, egal aus welchem Grund, os alemães amam churrasco. E eu que ao chegar aqui era vegetariana, hoje em dia como umas lingüicinhas e uns pedacinhos de frango. Mas o hit pra mim são ainda queijos e legumes assados.

Você que está aí no Brasil deve estar se perguntando como é um churrasco alemão, certo? Então, normalmente:

– Há muitas saladas! Kartoffelsalat, Karottensalat, Nudelsalat, Gurkensalat e muitas outras. Adoro as saladas e os molhos daqui. Por isso, mesmo não comendo tanta carne, adoro quando começa a Grillsaison;

– Aqui assa-se bastante carne de porco em formato de steaks; Lingüiças; Queijos; Legumes (milho, cebola etc etc); Preparados vegetarianos;

– Bebidas: tem de tudo! Coca-cola, Fanta, cerveja, Weinschorle e de vez em quando um Klopfer assim só de brincadeira :P;

– Normalmente as pessoas combinam entre si quem vai levar o que, digo, se devemos levar bebidas, ou salada, ou a carne que queremos comer. Se fosse pra ficar nas costas de uma só pessoa, não dava pra fazer tanta festa, né?

Pra nós brasileiros, pode parecer churrasco demais pra um verão só, mas a verdade é que, quando o verão chega nessas bandas aqui, aproveita-se ao máximo qualquer oportunidade de ficar do lado de fora, de festas e esportes ao ar livre, entre outras atividades. Mas isso é algo que só se entende quando não se vive com tempo “bom” durante todo o ano!

E ab in die Grillsaison!

Viel Spaß!

Wortschatz / Glossário:

Grillwetter – clima propício a churrascos

Grillparty – churrasco (normalmente os mais festivos, onde se comemora alguma coisa)

Spaß and der Freude – expressão equivalente a “fazer algo por diversão)

egal aus welchem Grund – não importa a razão

Kartoffelsalat -http://pt.wikipedia.org/wiki/Kartoffelsalat

Karottensalat – Salada de cenoura

Nudelsalat – salada de macarrão

Gurkensalat – salada de pepino

Grillsaison – temporada de churrasco

Weinschorle – Vinho + água com gás

Isso é um Klopfer / Taken from Google Images

Klopfer – Pequenas garrafinhas com uma espécie de licor. Encontra-se vários sabores: cereja, whisky com creme, ameixa, menta, entre outros. O nome vem do verbo klopfen, que significa bater, tipo, bater à porta. O costume é bater a tampa da garrafinha na mesa antes de beber. E colocar a tampa no nariz depois de abrir. Quem esquece de por a tampinha no nariz tem que beber outro! hehe

Ab in die Grillsaison – (Comecemos) a temporada de churrasco!

Viel Spaß – Divirta(m)-se!

Deixa o verão pra mais tarde

Padrão

E nós, que moramos do lado de cá do oceano tivemos um inverno longuíssimo nessa temporada 2012/2013. Lembro que tivemos neve ainda em março, tempo frio até maio (!).

A onda era reclamar do frio… Brrr!

Então, que ele resolveu vir com tudo: O verão chegou! E agora? Gente, estamos todos cozinhando de tão quente! Tentamos sair com o baby, mas não aguentamos nem duas horas na feira medieval que visitamos em Anweiler am Triefels… O fim de semana aqui na Alemanha torrou muita gente 😛

Então me lembrei dessa música, que com certeza seria o hino de muita gente por aqui nesses períodos mais quentes do ano:

E você, qual clima prefere? Eu sou fã da primavera, dos dias azuis, das ruas coloridas, dos dias ensolarados mas fresquinhos.

Beijos e boa semana!

Marina.

Enfim, a três!

Padrão

Olá queridos e queridas,

como prometi, voltei pra dar notícias de nós, agora, 3. As últimas semanas de gravidez foram um estresse só. O incômodo normal do último mês, o peso e a minha pirada básica de ansiedade, que vocês puderam ler no último post, tudo ao mesmo tempo. Adicionando a saudade da minha família e um pouco de tristeza por não ter minha mãe por perto neste momento tão especial.

Acontece que parecia meu instinto maternal se manifestando. Na 37ª semana, a obstetra, vendo que minha barriga “não baixava”, resolveu fazer um ultrassom. Daí, mais estresse. Gabriel havia se reposicionado e parecia ser realmente muito grande. O tamanho da barriga não enganava: O exame apontava que ele já pesava 3700g e tinha 37 cm de perímetro cefálico… no mesmo dia ela me deu o encaminhamento pra maternidade e disse que eu deveria ir pro planejamento de parto e pensar na idéia de uma cesariana. Confesso que meu mundo caiu, porque até então eu tinha me preparado e desejava um parto normal. Tive medo de haver algo errado com meu bebê.

No hospital, a médica-chefe da maternidade me atendeu e me acalmou, dizendo que o tamanho do bebê sozinho não necessariamente implicaria numa operação. Bem, isso antes do exame de ultrassom, que indicou peso de 3800g. Isso no fim da 37ª semana!

Confesso que fiquei com medo e nós piramos aqui juntos, ainda a dois. Voltamos uma semana depois e o danadinho tinha crescido ainda mais. Daí tínhamos a opção de induzir o parto com hormônios ou marcar uma cesariana. Induzindo havia um grande risco de acabar em uma operação de emergência por conta da posição do bichinho. Daí que resolvi (mesmo a um certo contragosto) ir na opção mais segura.

Gabriel nasceu com 4125g e 53cm no dia 05 de fevereiro. A operação correu bem, mas o pós operatório não é bonito, não. Mas na clínica onde fiquei fui muito bem cuidada. Valeu muito a pena escolhê-la. E ele é um menino muito fofo e saudável.

Então que agora, quase seis meses depois, eu posto isso. Sumi mais uma vez. Comecei a escrever esse post em fevereiro mesmo, mas não consegui terminá-lo. Os primeiros 45 dias de mãe e pai de primeira viagem não são fáceis. A criança chora e você chora junto por não saber como resolver. Você não dorme. É tudo novo. É uma loucura, mas ao mesmo tempo um amor inexplicável. Um aprendizado pra vida!

Agora que meu anjinho está maior e mais ativo durante o dia e dormindo lindo durante a noite, acho que posso voltar a postar. Talvez não com tanta freqüência, porque a faculdade recomeça em outubro e agora usarei muitas noites para estudar. 🙂

Mas acho que poderemos nos rever por aqui com mais freqüência do que a cada seis meses, rs. Tenho pensado em umas coisas novas, que aos poucos postarei aqui. Espero que vocês que sempre davam uma passadinha por aqui, estejam bem!

Até a próxima!

Beijos,

Marina.

IMG1338

Nosso anjinho Gabriel

Começo de ano!

Padrão

Bom dia pessoal!

Como janeiro ainda não acabou, ainda é tempo de desejar a todos vocês um feliz 2013, né? Eu e minha (i)rregularidade bloguística 😛 Mas confesso também que minha vida nos últimos dois meses foram quase só de universidade ou gravidez… é incrível o que os hormônios fazem com a gente. Então também não queria bombardeá-las (os) só com esses assuntos… é tudo tão novo e diferente, a gravidez tem momentos bonitos, idealização e tem também o cansaço, a engorda (sim, é estranho engordar sei lá 13, 14 Kilos assim em 9 meses. Não é futilidade falar disso, a cabeça demorar pra aceitar). Tem as pernas inchadas, o medo de algo dar errado… bem, tudo tem sua porção sem gRamour 😛 E tem ainda o resto da vida real, os planos, os receios, estar distante da família etc etc. A gente vira meio que uma bomba relógio prestes a explodir a qualquer momento. Ainda mais com alguns trabalhos a entregar e a dificuldade de permanecer sentada com uma barriga enorme 🙂

E só pra atualizar: Gabriel está chegando! E eu estou ansiosa/nervosa/com medo/ arrancando os cabelos pra vê-lo! Pra sentirem o “drama”, aí vai uma foto do barrigão:

E ele será um menino bem grandão! rs

E ele será um menino bem grandão! rs

Então, assim que ele chegar e não tiver mais cara de joelho, eu posto uma fotinho dele 🙂

Beijos!

Marina.

Selinho pra reativar

Padrão

Pois é, tudo bastante corrido, meu bebezinho mistério já aprontando muito aqui dentro da barriga, Uni a todo vapor. Só mesmo esse selinho de “Liebster Awards” dado com muito carinho pela Barb pra me fazer refrescar as idéias por aqui.
Bom, de acordo com a postagem no deutsch-toll, eu devo postar sobre 11 coisas que me fazem feliz… então, vejamos:

1. Família (clichê, eu sei, mas whatever): Mesmo estando longe, a minha família é uma referência na minha vida, e sempre vai ser. Fico muito feliz de ver meus pais, mesmo que por Skype… A espera pelo reencontro também me motiva muito 🙂

2. Schatz: A gente se ama, debocha um do outro, apóia um ao outro, briga, ri junto. Obrigada por tudo, lieb dich!

3. Amigos: O que seria de mim sem vocês? Apesar de não estar mais a “driving distance” da maioria, amizade nunca acaba quando é sincera!

4. Estudos: Sempre fui nerd assumida, isso não muda. Estudar me faz sentir viva, aprender é sempre um desafio e, normalmente, quanto mais difícil melhor. Meu desafio agora é estudar em duas línguas estrangeiras. Felizmente a maturidade tem se manifestado e eu estou só 95% tão axigente quanto antes (rs). Mas não consigo me imaginar sem aprender, ler, enfim sem fazer nada no campo intelectual. Faz parte de mim.

5. Música: Música também é uma paixão antiga. Vários estilos, desde rock progressivo a samba de raiz, forró. Minhas playlists são realmente bizarras. Sem falar nas inúmeras tentativas de aprender violão e piano. Violão vingou de leve. rs E hoje canto com minha cunhada num coral, o No Names. Nem preciso dizer que dia de ensaio é especial pra mim. Me faz muito, muito bem.

6. Viajar: Não que seja essencial, até porque eu não tenho dinheiro pra tratar disso assim tão trivialmente, mas depois que eu descobri o mundo minha vida mudou. Sério. viajar, se perder pelas ruas, tentar ser compreendida em outras línguas… wow. Me sinto extremamente feliz quando tenho a oportunidade de descobrir lugares e pessoas.

7. Leitura: Não somente livros, mas ler de maneira geral me abre os horizontes e me faz mais feliz, sim!

8. Chocolate: Acho que esse tópico é self-explanatory, haha.

9. Comida: rs Comida boa em geral me faz feliz e mais gordinha. Mas um arrozinho com feijão me conquista! hahaha

10: “Uns bons drink” : haha Concordo plenamente com a Barb e tô doida pra poder tomar “uns bons drink” de verdade de novo… rs

11: Last, but not least: A ansiedade de ver e abraçar meu baby 🙂 E a expectativa de como lidar com uma criança, como transformar uma casa, como ensinar e aprender com ele ou ela… tudo novo em 2013!

O meu carinho? Como não tenho muitos contatos na blogosfera, vou deixar em aberto pro pessoal do meu Blogroll. Seria bacana ver as listinhas de vocês também!
Um grande beijo e bom fim de semana!

Marina.

Esquentando os tamborins

Padrão

Ano que vem será celebrado o ano da Alemanha no Brasil. Na verdade a iniciativa é para os próximos dois anos e se estende a várias áreas. A proposta é de que os dois países estreitem seus laços e cooperem mais em diversos campos, como tecnologia, educação usw.

Claro que isso não poderia fugir do carnaval! E quem gosta de carnaval sabe que essa indústria trabalha durante todo o ano!

No ano de 2013 a escola de samba Unidos da Tijuca falará sobre a Alemanha com o enredo “Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem pra mostrar nessa viagem a Alemanha encantada”. Li que os patrocinadores alemães deram pra trás porque o tema inicial era Richard Wagner – eles ficaram com medo das conotações nazistas. Parece que mesmo após a mudança do enredo, está difícil tirar os escorpiões do bolso dos patrocinadores alemães… hehe

Mas, certamente será um belo carnaval com a criatividade do Paulo Barros.

Bom, genug für heute, deixo vocês com o samba que fala da “Alemanha Encantada”:


Alguém aí que goste de carnaval?

Glossar:
usw: etc

genug für heute: “chega” por hoje ou “basta” por hoje.

 

Links relacionados:

Letra do samba:

http://unidosdatijuca.com.br/2012/10/tijuca-ja-tem-samba-para-cantar-a-alemanha-na-sapucai/

Alemanha + Brasil:

http://www.alemanha-e-brasil.org/

Domingo frio é sinônimo de aconchego :)

Padrão

Olá queridos e queridas 🙂

É, quem mora por essas bandas sabe que o friozinho tá chegando de mansinho! Esse ano ainda nem tô sentindo muito aquele “blues” da falta de sol! Talvez seja a animação pelo bebê mistério ou a vitamina D do complexo que tenho que tomar todos os dias por conta da gravidez :p De qualquer maneira, melhor assim! Pelo visto, esse ano só vou ficar amarelinha 😛

Aqui estamos num corre-corre, Schatz com muito trabalho, eu com a Uni começando, nós dois querendo fazer o quartinho do bebê virar um quartinho de bebê ^^ Os móveis já compramos. E o mais engraçado nos últimos dias é que o gato descobriu o novo “ninho”. Deixei a porta do quarto aberta e ele estava lá encolhidinho em cima do berço ^^ Mas acalmem-se, eu sei que ele não deve dividir o berço com o baby assim no começo… afinal recém nascidos ainda estão desenvolvendo sua imunidade né? Mas e aí, eu amo meu gatinho e não vou jogá-lo fora, please. Então tem que ser na reeducação.

Daí que ontem o Schatz teve uma idéia: tínhamos duas jaquetas de inverno daquelas acolchoadas que já estavam bem velhas e seriam jogadas fora. Colocamos em cima de uma cesta dessas de recolher roupas e pusemos em cima de um gaveteirinho. Resultado: Tá tão macio e irresístivel que o gato adotou ^^ Bonito não é, mas se ele escolher como “berço” e for quentinho pra esses dias frios, a idéia vai ficar por uns tempinhos 😛

Essa é a cara do safadinho. Todo kuschelig 😛

Essa vida de mãe de gato! haha

Desejo a vocês uma ótima semana! A minha começa amanhã bem cedinho na Uni! Mas as matérias desse semestre prometem 🙂

De bônus, foto do barrigão:

Beijos!